A utilização do cinema no ensino da história corresponde a
uma tendência bastante crescente ainda que frequentemente combatida nos meios historiográficos. O filme, enquanto testemunho de seu tempo
e do tempo ao qual se reporta, pode ser visto como um documento de grande
importância na análise histórica, tanto pelo seu valor enquanto registro de época(s), quanto pelo seu caráter pedagógico.
Para Flávio Trovão, professor de História da Faculdades do Brasil (UniBrasil), em Curitiba, um filme não precisa ser passado na íntegra para a classe, apenas quando os alunos pedem. "Há o risco de o professor gastar mais de uma aula com a exibição e o aluno não entender aonde ele queria chegar", conta o professor. Trovão, que tem experiência no Ensino Fundamental, seleciona as cenas mais importantes para o conteúdo que está trabalhando e outras vezes parte do filme para iniciar uma discussão ou um tema novo. Antes da exibição, distribui um roteiro de perguntas que serve para orientar os alunos. Do que trata o filme? Onde se desenvolve a maior parte das cenas? Que cenas mostram conflitos? Qual a mensagem?
Veja algumas dicas de Trovão para preparar a aula:
● Assista ao filme mais de uma vez e veja se é preciso passá-lo na íntegra ou apenas partes selecionadas.
● Observe se existem cenas desapropriadas para a faixa etária dos alunos.
● Deixe claro para a turma que o filme representa um episódio histórico, mas não é a realidade.
● Prepare um roteiro de perguntas e alerte os alunos para perceberem os conflitos, o tema e personagens.
● Deixe claro que o filme na escola é um recurso didático e uma forma de conhecimento, e não mero entretenimento ou uma maneira de "matar a aula".
O cinema no ensino pode ser usado para:
● Iniciar a discussão de um assunto ainda não abordado. Lance uma questão a ser investigada.
● Desenvolver o conteúdo. O aluno deverá perceber o contexto histórico a que o filme se refere, o que ele está mostrando, que fenômenos e fatos são retratados. Nesse caso, o aluno já possui referências sobre o tema.
Em ambas situações, explore a estrutura narrativa e como ela foi desenvolvida no filme.
OS 10 melhores filmes para explorar os conteúdos de História de 5ª a 8ª série
1. 1492 A CONQUISTA DO PARAÍSO, (1492 Conquest of Paradise), Estados Unidos, 1992, 154 min., direção de Ridley Scott, Paramount Pictures.
Conteúdos: grandes navegações; Inquisição; descobrimento da América.
2. DESMUNDO, Brasil, 2003, 101 min., direção de Alain Fresnot, Columbia Filmes.
Conteúdos: Brasil-Colônia; escravidão indígena, sociedade colonial.
3. CARLOTA JOAQUINA PRINCESA DO BRAZIL, Brasil, 1995, 100 min., direção de Carla Camuratti, Europa Vídeo.
Conteúdos: a vinda da família real portuguesa para o Brasil; guerras napoleônicas; o período que antecede a independência.
4. FORREST GUMP, EUA, 1994, 142 min., direção de Robert Zemeckis, Paramount Filmes.
Conteúdos: história dos Estados Unidos dos anos 1960 e 1970; movimento hippie; guerra do Vietnã; caso Watergate; racismo; aids.
5. GUERRA DO FOGO, (La Guerre du Feu), França, 1981, direção de Jean-Jacques Annaud, Fox Home Vídeo.
Conteúdos: pré-história, descobrimento da tecnologia do fogo; origem da linguagem humana.
6. O DESCOBRIMENTO DO BRASIL, Brasil, 1937, direção de Humberto Mauro, 90 min., D.F.B. (Distribuidora de Filmes Brasileiros).
Conteúdos: descoberta do Brasil; o processo de expansão marítima e comercial portuguesa nos séculos 15 e 16.
7. TEMPOS MODERNOS, (Modern Times), Estados Unidos, 1936, 87 min., direção de Charles Chaplin, United Artists.
Conteúdos: fordismo; revolução industrial; movimento proletário; industrialização e urbanização.
8. O NOME DA ROSA, (Der Name der Rose), Itália, França, Alemanha, 1986, 130 min., direção de Jean-Jacques Annaud, Flashstar Filmes.
Conteúdos: Igreja medieval; Inquisição; indulgências; filosofia medieval agostiniana e tomista.
9. ILHA DAS FLORES, Brasil, 1989, 13 min., direção de Jorge Furtado, documentário (o filme está disponível para download no site www.portacurtas.com.br).
Conteúdos: globalização; capitalismo; injustiça social, consumismo.
10. O VELHO A HISTÓRIA DE LUIS CARLOS PRESTES, Brasil, 1997, 105 min., direção de Toni Venturi, documentário, Versátil Home Vídeo.
Conteúdos: movimento comunista brasileiro; Coluna Prestes; trajetória dos partidos de esquerda.
Caros colegas e alunos, gostaria de ampliar esta lista de filmes com a colaboração de vocês. Postem mais sugestões de filmes. Se possível indiquem o título e os conteúdos que podem ser abordados. Não se limitem apenas a filmes com abordagem histórica, fiquem a vontade para indicarem obras que contemplem as diversas áreas do conhecimento.
Grande abraço.
Caros colegas e alunos, gostaria de ampliar esta lista de filmes com a colaboração de vocês. Postem mais sugestões de filmes. Se possível indiquem o título e os conteúdos que podem ser abordados. Não se limitem apenas a filmes com abordagem histórica, fiquem a vontade para indicarem obras que contemplem as diversas áreas do conhecimento.
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